Dando sequência aos preparativos do ENFISA 2012, semana passada estive em Curitiba trabalhando com o Tosato, Luís e Fábio na escolha do local que sediará o evento. Encontramos excelentes opções, mas o complicado é que o evento é grande demais para hotel e pequeno demais para centro de convenções. E a montagem na forma de delegações torna tudo mais complexo pois demandamos um salão de 500 pessoas, plano, para colocar 120 cadeiras. Mas vai dar certo. Fomos, também, recebidos pelo Secretário de Agricultura do Paraná, em uma reunião com várias entidades. O pontapé inicial está dado. Vamo que vamo trabalhar para fazer um evento tão bom quanto o de Campo Grande. Segue notícia veiculada pela SEAB. Facilita o meu trabalho de 'blogagem'.
Curitiba vai sediar encontro nacional de fiscalização e seminário de agrotóxicos - 14/09/11
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, recebeu a visita dos organizadores do Encontro Nacional de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos (Enfisa) para discutir a realização do 10º nacional que vai acontecer em Curitiba, em meados de 2012. O encontro vai reunir fiscais federais e estaduais de defesa agropecuária de todo o Brasil para discutir o aperfeiçoamento de instrumentos de fiscalização para melhorar o controle sobre o comércio e uso de agrotóxicos evitando problemas ambientais e garantindo a segurança do alimento.
Ortigara disse que dará todo o apoio necessário à realização do encontro em Curitiba, que deve ter como base a orientação e esclarecimentos ao produtor para que reduza a aplicação de agrotóxicos em suas lavouras. A orientação da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) é que o agricultor passe a usar o veneno apenas quando pragas e doenças representem danos econômicos às lavouras. Em 2010, foram aplicadas 90 mil toneladas de agrotóxicos nas lavouras paranaenses.
Segundo a representante da comissão de organização do evento, Regina Sugayama, antes do encontro nacional, estão programados três eventos regionais em Manaus (região Norte), Brasília (regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste) e Teresina (região Nordeste) que irão debater a integração e harmonização dos conceitos e aplicações das legislações pertinentes ao uso de defensivos agrícolas. O resultado dessas discussões será levado ao encontro nacional que acontecerá em Curitiba provavelmente entre os dias 18 e 21 de junho de 2012.
Os Encontros Regionais e os Seminários Nacionais sobre Agrotóxicos surgiram em 2002 com o objetivo principal de harmonizar as legislações e os procedimentos referentes à fiscalização de agrotóxicos de todos os estados do Brasil. As edições regionais e nacional do Enfisa são fomentadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em parceria com os órgãos estaduais responsáveis pela fiscalização de agrotóxicos.
A preocupação dos organizadores – ressaltou Sugayama - é com o uso adequado dos defensivos ao tentar desenvolver modelos que reduzam o uso da carga química nas plantações do Brasil, permitindo um controle mais próximo por parte dos órgãos de fiscalização”.
A partir da percepção de que era preciso unir as pessoas ao redor de um mesmo objetivo que o modelo do seminário e as discussões avançaram e hoje é possível medir a envergadura da fiscalização de agrotóxicos no Brasil. São mais de 50.000 ações de fiscalização por ano envolvendo mais de 2200 profissionais. No Paraná, são cerca de 2.000 ações por ano, envolvendo cerca de 50 fiscais da Divisão de Fiscalização de Insumos – DFI.
Segundo os coordenadores do Enfisa, a defesa agropecuária é uma atividade complexa e dinâmica e a execução de ações de fiscalização resultam no sucesso do agronegócio brasileiro com a produção de produtos de qualidade. Portanto, promover ações integradas e harmoniosas em todo o território nacional requer um esforço significativo considerando as dimensões e diferenças brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário