sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sementes jogadas em terra fértil

Em 2008, estive em Salvador conversando na ADAB sobre a possibilidade de criar mestrados profissionais em Defesa Agropecuária na Bahia. Fui muito bem recebida pela Jucimara e pelo Cássio e, rapidamente, articulamos com o Carlos Alfredo e Alexandre para apresentar uma proposta. Para satisfação de todos, o curso foi aprovado pela Capes e a primeira turma iniciou no ano passado... com aula inaugural proferida pelo professor Evaldo durante o I Encontro Baiano de Defesa Agropecuária.

E, esta semana, exatamente um ano depois da aula inaugural, lá estava eu na UFRB participando do II Encontro Baiano de Defesa Agropecuária na UFRB, a convite da Suely e da Jucimara. Fui chamada para falar sobre a RITDA... prá mim, é mais ou menos a mesma coisa que uma mãe ser chamada para falar dos próprios filhos... foi muito gratificante pois assim que a palestra terminou, houve muitas perguntas e uma discussão interessante provocada pelo Nascimento sobre a correlação entre Defesa Agropecuária e Alimento Seguro.

À tarde, tivemos uma mesa-redonda sobre os desafios para a Defesa Agropecuária. A Jucimara falou sobre o desafio de se implementar o SUASA... eu falei sobre os gargalos identificados durante a II Conferência e a Suely falou sobre a III Conferência... tudo fluiu muito bem sob coordenação do Nascimento.

Para nossa satisfação e surpresa, as duas sessões foram bastante concorridas e o público interagiu bastante... e o melhor de tudo, no mesmo dia, algumas pessoas já se inscreveram na RITDA. Não aparecem nas fotos, mas estavam lá também a Danúzia e o Uilian.

Baixar palestra sobre a RITDA
Baixar palestra na mesa-redonda sobre desafios da Defesa Agropecuária

Suely, Jucimara, eu e Nascimento. Nascimento foi meu orientador de estágio em 1997 na Embrapa em Cruz das Almas. Suely e Jucimara são amigas de infância, pelo menos esta é a minha sensação.


Alexandre, coordenador do mestrado profissional em Defesa Agropecuária. Acreditou no projeto e batalhou para aprovar o primeiro curso na área no Brasil.

Nenhum comentário: