quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Semana passada era um sonho... agora é uma lembrança boa e uma promessa de retornar

"No matarás.
No robarás.
No permanecerás ocioso"

Estes são os três princípios morais básicos da cultura inca, segundo Victor Hugo, meu guia de passeio. Vai ver que é por isso - especificamente pelo terceiro princípio - que me sinto tão bem em terras incas... afinal, tenho a maior fama de workaholic. Fama da qual discordo, veementemente. Eu sou mesmo é uma hedonista. Afinal, tenho prazer fazendo aquilo que todo mundo chama de trabalho (=tortura). Podem me chamar, no máximo, de masoquista em ter prazer onde todo mundo sente dor... mas tudo bem... são apenas pontos de vista diferentes...

O fato é que aquilo que as pessoas chamam de trabalho e eu chamo de prazer me proporciona momentos de ainda mais prazer, como passeios e viagens interessantes. Esta semana fui ao Peru determinada a conhecer Machu Picchu, um sonho antigo de criança. Un regalito de mí para mí... nada cómo consentirse a veces, verdad?

A cultura da cordilheira sempre me impressiona e sempre me sinto em casa ao escutar as músicas típicas e ao ver os nativos falando em língua quechua. Lembro da sensação que tive ao ver um grupo equatoriano se apresentando com roupas indígenas numa praça em Montevideo em fevereiro de 2008. Lembro dos mercados de Quito em julho de 2008. Da passadinha em Santa Cruz de la Sierra agora em junho. Muito antes de começarmos a falar em sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, estes povos já falavam sobre isso. E praticavam. Eles praticam um respeito tão grande à natureza e tem gente que ainda tem coragem de chamá-los de primitivos, de aborígenes.

Provavelmente, escreverei ainda muitos posts sobre esta viagem, mas queria apenas disponibilizar algumas fotos. Só clicar na foto abaixo que vai abrir o álbum do Picasa, onde dá para ler as legendas e colocar comentários. È foto demais para postar aqui via Blogger...
2011 09 Peru Machu Picchu

Nenhum comentário: