sábado, 17 de setembro de 2011

Uma cidade, muitas crenças

De todas as qualidades do Brasil, uma das que mais aprecio é a convivência pacífica entre pessoas das mais diferentes origens, orientações políticas e crenças. Aqui, é mais fácil dar briga por rivalidade entre torcidas de times de futebol do que por diferenças entre religiões. Isso porque, no Brasil, os sentimentos de 'ingroup' de natureza religiosa, política, racial ou social são fracos. Sentimentos esses que, em outros lugares, levam membros de um determinado grupo a hostilizar aqueles que não pertencem ao grupo (ou seja, o 'outgroup'). Este é o país da mobilidade: você pode ser batizado na igreja católica ao nascer e, depois, optar por ser zen budista... ou pode nascer em berço esplêndido e morrer falido... ou... o lado ruim da mobilidade - pode trocar de partido político 10 vezes ao longo de sua carreira que seus eleitores esquecem...

Eu já conhecia Curitiba, fui várias vezes prá lá a trabalho ou para visitar familiares... mas nunca tinha tido a chance de ir ao Largo da Ordem. Era uma tarde ensolarada de domingo e foi muito legal ver a feira de artesanato e comer num raio de 100 m desde empanadas uruguaias até pierogs poloneses... sem falar nos tacos mexicanos, pratos libaneses e outras tantas iguarias que me tentaram. Agora, o melhor de tudo... foi ver a diversidade de crenças religiosas representadas num espaço tão pequeno: tinha desde um show de música católica logo na chegada e uma igreja linda, azul como o ceu... tinha uma igreja presbiteriana... uma barraca de Hare Krishnas com seus mantras... e até uma mesquita!

Eu nunca tinha entrado numa mesquita. Aliás, a não ser por algumas poucas leituras e conversas com amigos muçulmanos, meu conhecimento sobre o Islã é limitadíssimo. Então, foi muito legal ter entrado e recebido algumas informações lá com o pessoal. O ambiente, no geral, é muito clean. Nada de imagens, nada de ícones... uma palavra aqui ou ali... e tudo muito equilibrado... muita paz. Comentei com o senhor que me recebeu sobre a diversidade que tinha notado no Largo. Ele me falou que além das que mencionei, há um templo budista e também uma sinagoga nos arredores.

Viva o Brasil com sua tolerância religiosa e respeito às diferenças. Aqui, nunca haverá guerra santa.

A Mesquita, no Largo da Ordem, em Curitiba


Foto de Meca... sabia que todo muçulmano tem que peregrinar pelo menos uma vez a Meca... e rezar voltado para Meca... e perguntei ao meu guia se Meca ficava localizada na direção da foto. Para minha surpresa, ele falou que Meca fica na direção oposta à foto. Estranhei... e ele explicou que os muçulmanos não adoram imagens.


Igreja Presbiteriana. Esta não visitei... fica prá próxima...


Azul, azul da cor do ceu...

Nenhum comentário: