sábado, 20 de novembro de 2010

Barriguita llena, corazón contento


É um milagre que eu não pese 100 kg, porque eu não somente adoro comida como também como muito. Adoro provar sabores novos, quando vou para algum lugar que não conheço pego o cardápio e mando vir algo que não tenha noção do que seja. Alguns clicks gastronômicos da viagem...

No mercado central da Guatemala: Isto é o paraíso! Além da área gigante de artesanato e de comedores... as frutas dão um show de cor. Tem até rambutan, produzido na Guatemala. Vários tipos de feijão também. E hoje finalmente conheci o miltomates! Só conhecia a salsa de miltomates... que é verde... cheguei a pensar que era um molho feito com tomate verde... mas não é não. Miltomate é uma solanácea que, assim como o physalis, vem 'embrulhadinho' nas brácteas, As brácteas são verdes e não são secas como no physalis. Olhando de longe, deu a impressão de serem micro repolhos... eita mundão cheio de coisa pra eu conhecer!







Ainda no Mercado Central, num comedor... Tem dezenas de comedores no mercado central da Guatemala que servem a comida típica com preços muito bons. Hoje almoçamos lá - Andreza e eu - um frango assado com guacamole, salsa de tomate y otras cositas más.



Almoço à francesa? Não! Desayuno chapin, no Crowne Plaza Las Américas: increible, inolvidable e irresistible. Vale la pena levantar más temprano para disfrutar despacito cada sabor. Sin decir el cariñoso atendimiento chapin! (y a mi no me gusta levantar temprano!)








Sobre as pupusas: Quando fui para El Salvador, fiquei intrigada com o número de pupuserias que vi no caminho... não tinha a mínima ideia do que podia ser, mas sabia que tinha que provar a qq custo. E então aprendi que as pupusas são como tortillas feitas com maíz criollo (branco) moído e que podem levar recheios variados. Experimentei na feira internacional em San Salvador e depois comi uma pupusa maravilhosa em Sonsonate, uma cidade no caminho entre San Salvador e Guate. Escolhi o recheio de loroco, simplesmente por ser a única coisa que eu não conhecia numa lista de 9 opções. Era uma planta, pelo que entendi uma trepadeira. Mas não sei, ainda, dizer do que se trata - botanicamente falando... eles trazem para vc a pupusa quentíssima preparada num fogão de barro misturado com cimento e aquecido a lenha. Um molho picante e uma saladinha de repolho acompanham. Garfo e faca? Não acompanham. Olha pra um lado, olha pro outro... todo mundo cortando e comendo a pupusa com a mão. Vamo nessa, então! Eu é que não vou pagar o mico de pedir tenedor y cuchillo!







E os ceviches? Genteeeeeeeeeeeeeeeee... só tem uma coisa que eu amo mais do que sushi! O ceviche! Comi ceviche à beira mar (em La Libertad El Salvador), às margens de um lago vulcânico (em Coatepeque, El Salvador) e em Ciudad Guatemala. Um diferente do outro... y yo me los como todos!!!



Sei que tirar foto de comida é coisa de gordo, mas a minha cabeça é cabeça de gordo... e eu amo comida! E como não posso levar para casa, é a única maneira que tem para que essas comidas maravilhosas não caiam no buraco negro da minha memória... Pelo fim da anorexia e da ditadura da magreza!

Um comentário:

Débora disse...

Regina que fotos lindas! Eu com a minha santa ignorância e com a geografia aprendida na quinta série, não sabia nada da Guatemala além do nome. Agora já sei até que lá tem rambutan! Agora só me falta saber o que é isso... rssss.... Adorei o post!