domingo, 14 de novembro de 2010

Uma aula prática de Geologia

Parte 1
Sempre me interessei por Geologia, talvez tivesse cursado Geologia e não Biologia. E com certeza, se tivesse nascido uns 30 anos mais cedo, teria cursado Ciências Naturais, que englobava Geo e Bio. Colecionava 'pedras' quando adolescente e gostava de entender os processos de formação dos vários tipos de rochas. Elas ficavam debaixo da cama junto com a coleção de bichos peçonhentos. Até que um dia, foi tudo pro lixo, não tive nem a chance de guardar uminha que fosse de recordação... é, eu era uma adolescente com uns gostos meio esquisitos mesmo. O tempo passou e deixei de ser adolescente, mas continuo meio esquisita heheheheheheheh...

Saí cedíssimo de San Salvador. Não eram nem 7 da manhã. Destino: Guatemala. Mas eu não queria voltar pelo mesmo caminho que tinha ido. Seria uma total falta de imaginação. Consegui um mapa de El Salvador e resolvi voltar pelo Pacífico, pelo menos para ver a cara da praia. Já conhecia o Pacífico no Chile e no Equador, mas sabe como é. Curiosidade não tem fim e eu queria ver como era o Pacífico em El Salvador. Depois eu conto.

O que quero contar agora é sobre a metade do caminho. Cheguei sem problemas a CA-12 e tinha duas opções - ou eu ia reto por uma autopista até Santa Ana ou entrava à esquerda numa viscinal que passava pelo Cerro Verde. Olhei de longe e à esquerda eu via vulcões, montanhas... me chamou a atenção que tinha pelo menos 3 vulcões grandões... um era bem cônico e os outros 2 achatados, mas de base bem mais larga... por outro lado, olhava para a frente, e via tudo meio chato demais. Tive nem dúvida, né? E me enfiei numa estradinha estreita mas sem buracos. Passei por uns povoados e só sentindo a altitude aumentar... o Cerro Verde é maravilhoso. Parei zilhares de vezes para tirar fotos. Aquele cheiro de terra e aquele verde... estava precisando de verde, me acalma. E a passarinhada... tudo muito bonito mesmo...

E lá ia eu no meu Tiida vermelho, alugado por 42 dólares (!!)... olhando pro lado direito da carretera e babando no verde... de repente, olho pro meu lado esquerdo e tenho a impressão de ter visto água azul. Muito azul. Continuei sem saber direito pra que lado olhar. Tá, eu sei que deveria olhar pra frente, mas impossível manter o foco numa situação dessas... alguns minutos depois, um lago imenso de revela. Redondinho. Azul. Uma pazzzzzzzzzzzzzzzz... parei na hora o carro.

E então enxerguei 3 moradores das redondezas que me explicaram que esse era o lago Coatepeque e que, se eu dirigisse numa determinada direção, conseguiria ir até lá embaixo onde havia restaurantes, pousadas e passeios... Juro que eu não ia. Mas quando cheguei em El Congo, virando à direita iria para a fronteira com a Guatemala e para a esquerda desceria os cerca de 900 m até o lago. Deixei o juízo de lado, vai saber lá deus quando é que vou ter chance de ver de perto o lago Coatepeque, né? Esquerda volver!

O trapiche do restaurante que escolhi (Los Ranchos) não era lá aquelas coisas... mas logo parou um barco e o barqueiro ofereceu um passeio pelo lago. Eu? Entrar num barco e dar volta no lago?? Só se for agora!!! E ainda por cima brava pq não tinha levado roupa de banho. De dentro, o lago é ainda mais azul. E a composição que ele faz com o verde da vegetação e o azul do ceu... passaria horas ali... andando de caiaque... de lancha... ou atirada bem no meio do lago nadando... passaria dias numa das cabanas de aluguel... (por 35 dólares, você fica hospedado no lago).

26 quilômetros quadrados de lago... e nem é dos maiores, não. 100 m de profundidade em alguns locais... é uma imensidão...

Massssssssssssss... o tempo urge... e eu tinha hora para devolver o carro... fim do passeio no Coatepeque... A vida é uma caixinha de surpresas. Uma estrada também é uma caixinha de surpresas. Não tinha a intenção de conhecer Coatepeque, aliás, nunca tinha nem ouvido falar de Coatepeque. Um passeio que vale demais a pena.

Parte 2 - as explicações
Cheguei ao hotel, devolvi o carro e vim pro Google entender o que havia visto.

O vulcão cônico é o Izalco e os chatos são o Santa Ana e o Cerro Verde. O Santa Ana, segundo me falaram, teve atividade há uns 4 anos atrás. O Izalco também andou lançando umas cinzas... Os três são 'stratovolcanos' (não quero traduzir para não correr o risco de inventar palavras em português). Os stratovolcanos tendem a ser mais altos, mais ativos e lançarem lava mais densa. Por isso, ela não espalha tanto e o vulcão fica mais alto e mais estreito. De acordo com a wikipedia, tem quase 2.000m de altura. Vejam a foto do Smithsoniam, muito muito melhor do que as minhas:


Ver foto da Wikipedia mostrando os três vulcões: da esquerda para a direita: Izalco, Cerro Verde e Santa Ana.


Ver foto da cratera do Santa Ana (Wikipedia):


E o Coatepeque? O Coatepeque é uma caldeira vulcânica. O nome quer dizer 'na montanha da serpente). Ele foi formado durante erupções vulcânicas entre 72 e 57 mil anos (Fonte: Wikipedia). Os dados que o Alex (barqueiro) passo fecham direitinho com o que consta na wikipedia.

Ver explicação sobre stratovolcanos: http://en.wikipedia.org/wiki/Stratovolcano
Ver lista de vulcões de El Salvador: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_volcanoes_in_El_Salvador


Hoje, meus amigos, eu daria tudo para ter uma máquina fotográfica com lente para fotos panorâmicas...




Nenhum comentário: