sábado, 27 de novembro de 2010

Eu Pinto e Bordo no Diário de Bordo

Há alguns anos, mantenho um blog de artesanato (http://eupintoebordo.blogspot.com e http://eupintoebordo.zip.net) pois este é o meu hobby desde que me entendo por gente... aliás, o Eu Pinto e Bordo foi criado antes mesmo deste Diário de Bordo. E então eu vinha alimentando os dois como se fossem o lado A e o lado B da mesma pessoa. Afinal, são universos totalmente diferentes... mas aí tava esses dias pensando... por que fazer dois blogs se a vida é uma só, né? Afinal, falar em lado A e lado B só fazia sentido na época de LP, né? Vamos fazer um só, né?

Bom... visitei hoje a Feira Nacional de Artesanato em BH. Gigantesca, maravilhosa, imperdível. São centenas de expositores do Brasil todo e de vários países da América do Sul, Turquia e outros. Sempre me encantou o trabalho feito a mão e os materiais utilizados pelas diferentes culturas para criar arte.

Tudo lindo, tudo maravilhoso. Vi uma apresentação de um grupo andino que me emocionou muito. Sí, sigue llamándome la cordillera... e vi também uma manifestação que me apaixonou demais, que foi uma mostra de arte indígena brasilelira. Segundo a Wikipedia, há 236 etnias indígenas no Brasil somando cerca de 365 mil pessoas, com média de 1.752 representantes de cada etnia. No entanto, 160 etnias têm menos de 1.000 representantes e 52 etnias têm menos de 100 representantes. Um dos menores grupos é o dos Avá-Canoeiros que comentei recentemente. Fico imaginando o que seria o Brasil se os europeus não tivessem 'colonizado' as nossas terras. Quanta cultura se perdeu? Quanta sabedoria milenar se perdeu? Sim, milenar... afinal nossas terras, ou melhor, a terra deles é habitada há pelo menos 18 mil anos... a gente é que tá aqui de intruso... Fico pensando também... e se, ao invés dos espanhois colonizarem o México, os astecas tivessem colonizado a Espanha... como seria? Pensar nisso me entristece e também não faz sentido. Mas, enfim, voltemos à superfície...

Chamou a atenção o trabalho da etnia Umutina e tive a chance de conversar com o Itamar Maetawa Tan-Huare Huare. Ele me falou que são, hoje, 520 representante dessa etnia vivendo no MT. No entanto, a me informei depois na Wikipedia fala em apenas 120. Ele pediu para tirar uma foto para guardar pois nunca tinha conversado com uma japonesa. Bom, tá valendo, afinal eu também nunca tinha tirado uma foto com um índio de verdade! Ah, uma dessas bonequinhas veio para a minha coleção.






Ver mais sobre a cultura Umutina.


Esse passeio me fez lembrar uma musiquinha que eu adoro da Rita Lee...


BAILA COMIGO
Rita Lee/ Roberto de Carvalho

Se Deus quiser
Um dia eu quero ser índio
Viver pelado
Pintado de verde
Num eterno domingo
Ser um bicho preguiça
Espantar turista
E tomar banho de sol
Banho de sol!
Banho de sol!
Sol!...
Se Deus quiser
Um dia acabo voando
Tão banal assim
Como um pardal
Meio de contrabando
Desviar do estilingue
Deixar que me xingue
E tomar banho de sol
Banho de sol!
Banho de sol!
Banho de sol!...
Baila Comigo!
Como se baila na tribo
Baila Comigo!
Lá no meu esconderijo
Ai! Ai! Ai!
Baila Comigo!
Ah! Ah! Uh! Uh!
Como se baila na tribo
Oh! Oh! Baila ba, ba
Baila Comigo!
Lá no meu esconderijo...
Se Deus quiser
Um dia eu viro semente
E quando a chuva
Molhar o jardim
Ah! Eu fico contente
E na primavera
Vou brotar na terra
E tomar banho de sol
Banho de sol!
Banho de sol!
Sol!...
Se Deus quiser
Um dia eu morro bem velha
Na hora "H"
Quando a bomba estourar
Quero ver da janela
E entrar no pacote
De camarote...
E tomar banho de sol
Banho de sol!
Banho de sol!
Banho de sol!...
Baila Comigo!
Como se baila na tribo
Uh! Uh! Uh!
Baila ba, ba
Baila Comigo!
Lá no meu esconderijo
Ai! Ai! Oh!
Baila Comigo!
Ah! Ah! Uh! Uh!
Como se baila na tribo
Baila ba, ba
Baila Comigo!
Lá no meu esconderijo
Ai! Ai! Ai!...
Sol! Sol! Sol!...
E tomar banho de sol
Banho de sol!
...

Nenhum comentário: