domingo, 14 de novembro de 2010

Esta é para o meu pai

Aprendi muita coisa com meu pai. Entre elas, a gostar do mar. E das coisas boas que o mar traz. A primeira parada do dia de hoje foi em Puerto La Libertad, que fica a uns 25 km da capital San Salvador. Andadinha rápida na praia... que não tem areias brancas e fofas como as praias do Atlântico e sim escuras e cheia de pedras. Isso porque é uma região geologicamente mais recente. O mar pareceu agitado e fundo. Não entraria nesse mar. A temperatura da água estava ótima, mas não deixei ela passar da canela...

Encontrei um trapiche que funciona como mercado de peixe. Os barcos já haviam retornado, então acompanhei o trabalho dos pescadores limpando o peixe, preparando os cortes... aquele burburinho... e o que me impressionou demais - limpeza e ausência de moscas. Apesar do calor logo cedo.

Tinha camarões gigantes, sem brincadeira, passavam de 20 cm de comprimento. Preço? 3 dólares a libra, perto de 5 dólares o quilo. Lagosta por 8 dólares o quilo. Tudo muito, muito fresco e muito barato. Fiquei imaginando como meu pai se sentiria num lugar deste. Ia virar menino de novo... e com certeza ia querer ir pescar no dia seguinte!

1. Chegando a Puerto La Libertad
2. Praia com pedras e areias escuras. E muito respeito ao mar.
3. O trapiche (muelle)
4. São lindas, mas agitadas e tive a impressão de que me engoliriam em poucos minutos...
5. Dentro do trapiche. Sente a limpeza. Vc não sente cheio de peixe, tudo é muito limpo e muito fresco.
6. Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
7. Pescadores em final de um dia de serviço
8. Lagostas: 8 dólares o kg
9. Siri (= paija ou jaipa?? xii esqueci)
10. Lula (= calamar)
11. Mega camarões: 5 dólares o kg
12. Lagostas e camarões - quero levar tudo pra casa
13. O peixe avermelhado se chama 'boca colorada'

Daria para passar uma boa temporada por aqui...














Nenhum comentário: