sábado, 19 de março de 2011

E a música, então?

Minha mãe ri de mim porque sempre que vou para algum lugar e gosto, volto dizendo que ainda vou morar nesse lugar. Fazendo a conta assim, por cima... são uns 8 ou 10 lugares onde tenho vontade de morar... se morar na média de 10 anos por cidade... precisarei de mais 80-100 anos... então... tem várias soluções possíveis para esse imbróglio cronológico: ou reduzo o número de lugares onde quero morar... ou reduzo a duração da minha estada em cada um desses lugares... ou... vivo 139 anos... ou sossego um pouco, fico em BH viajando sempre para esses lugares e muitos outros... bom... digamos que por uma questão de atendimento à Lei do Mínimo Esforço... a última alternativa é a que, hoje, me parece mais atraente. Gosto, afinal, de BH e não tenho motivo para querer sair daqui por enquanto... mas... o fato é que gosto tanto de Boa Vista a ponto de incluir a cidade na minha lista de cidades que me apaixonam... junto com Belém, Macapá, Maceió, San Salvador, Quito e outras tantas... a comida... já falei... a natureza... já falei... as oportunidades de trabalho... não falei... mas creiam-me... há muita oportunidade por lá... agora... quero mostrar uma música... uminha só... que conheci no jantar no Bicho do Rio... não entendo metade das palavras que ele diz... mas a melodia... é tão linda...

Procurei a letra da música na internet, mas não encontrei... encontrei apenas uma explicação sobre o que é parixara:

Parixara

O Aleluia é o principal ritual dos Ingarikó, mas o parixara é um dos mais tradicionais do grupo e visa à celebração da colheita. Às vezes, quando o parixara é dançado, por ocasião de eventos festivos na safra de dezembro, nele podem ser agregados um conjunto de eventos.

Cabe apontar um evento que vem sendo pouco praticado pelo grupo por ocasião da caçada, momento em que se realiza o parixara. Os caçadores akamana, que ao longo de 15 dias estiveram ausentes da comunidade, são recebidos pelas mulheres. Nesse contexto, abastecidas de caxiri as mulheres se deslocam, ainda na mata espessa, para receber os seus maridos. Todos chegam à aldeia cantando e dançando, em seguida mais caxiri é servido e posteriormente a caça é dividida entre todas as famílias. A narração dos diversos eventos ocorridos durante a caçada dá-se em qualquer momento após a chegada dos caçadores. O parixara pode ser imediatamente iniciado e geralmente só termina quando o caxiri acaba.


Nenhum comentário: