sábado, 5 de março de 2011

Vegetais Liliputianos: uma farsa, um artefato e uma surpresa da terra

Quem não se lembra das viagens de Gulliver? E da Ilha de Liliput? Das pessoinhas minúsculas com 15 cm de altura que aprisionaram o visitante 'gigante'? Todo mundo lembra, né? Pois bem... como será a agricultura praticada por essas pessoinhas minúsculas? Será que camundongos são usados como animais de tração? Será que comem só baby carrots, baby corns e minifigos?

Tava viajando na maionese enquanto engolia uns minifigos e me pus a buscar informações sobre o processo de melhoramento genético de baby corns e baby carrots. Uma vez geneticista, sempre geneticista, afinal... Para minha surpresa, as baby carrots nada mais são do que cenouras normais esculturadas como se fossem mini cenouras. Uma grande sacada de marketing, concordo, mas uma farsa do ponto de vista genético.

Também para minha surpresa, os baby corns são espigas comuns, colhidas muito precocemente, antes mesmo da fertilização. O principal produtor do mundo é a Tailândia e a expansão da área é limitada pela grande demanda de mão-de-obra para colheita e processamento. Deliciosos, mas um artefato de técnica. Se não colhidos no momento correto, os baby corns vão crescer e se desenvolver normalmente.

Agora... o minifigo... é outra história. Uma árvore surgiu do nada em MG e foi propagada de forma vegetativa... e todas elas produzem os figos em miniatura... No início, pensei que poderia se tratar de figos normais colhidos muito cedo... mas não seria possível pois figos imaturos produzem muito látex, o que os tornaria impalatáveis. Você corta o fruto transversalmente e vê os aquênios bem desenvolvidos.

Se o Governo de Liliput viesse a conhecer esta surpresa que a natureza produziu, com certeza elaboraria uma ARP para importação desse material de sabor fino e delicado. E, quiçá, se transformaria no maior produtor mundial de minifigo... mas como liliputianos só existem no nosso imaginário... então o negócio é ir a BH para experimentar. Taí um baby que não é fake!



Nenhum comentário: