domingo, 22 de maio de 2011

Eu amo programa de índio

Prá mim, programa de índio significa algo super legal! Dei hoje uma voltinha no Mercado Municipal de Campo Grande porque o taxista falou que algumas índias vendem seus produtos ali perto. São três quiosques externos, onde elas vendem palmito, artesanato, frutas, conservas de pimenta e pequi, feijão verde, soluções milagrosas e uma infinidade de artigos preparados por elas. O que me pareceu mais curioso hoje foi o leite de mangaba, que é bom para diabetes e não sei mais quantas doenças. Os etnobotânicos devem ter no Brasil um dos lugares mais ricos para trabalhar. É muito legal escutar essas histórias. Se me fosse dada a chance de escolher entre uma semana na Europa e uma semana numa tribo tradicional... eu certamente escolheria a tribo. Adoro índio, acho que ia adorar fazer todos os programas de índio possíveis e imagináveis, principalmente a cerâmica e assistir aos rituais e festas de celebração da colheita...

Pequi, pimentas e feijão verde
Um dos quiosques, com os palmitos em destaque. Me falaram que tem o doce e o amargo...
O líquido branco é leite de mangaba. Santo remédio para diabetes e outras tantas doenças


Um comentário:

Ricardo Cezar Sato disse...

Rê, eu adoro índio, mas prefiro programa de cara-pálida! rs