domingo, 29 de maio de 2011

Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi!

Quem chega a um evento não tem a noção do quanto trabalho foi feito antes do evento para chegar ao resultado final. São 361 dias trabalhando para que tudo corra bem nos 4 dias do evento. Quanta preparação, quanta conversa, quanta negociação... quantas concessões, quanta conta... ninguém imagina o que há por trás...

Este ano, foi muito especialmente estressante, pelos cortes de recursos do Governo Federal... mas que acabaram sendo compensados pelas parcerias que conseguimos estabelecer e que tornaram o ENFISA de Campo Grande possível. De São Luís para cá, passei muito perrengue e, em vários momentos, cheguei a pensar que o evento simplesmente aconteceria do jeito que desse para ser. Afinal, fazer melhor do que havia sido São Luís parecia um desafio enorme. Mas tudo conspirou, no final, para que o evento saísse redondinho. A Vera foi uma companheira leal, guerreira e que aprendi a admirar pelo comportamento ético, pelo comprometimento, pela dedicação, pelo desprendimento. Foi um prazer enorme conviver com ela. E isso é o que realmente gratifica e esta amizade certamente vai viver por muito tempo. Atribuo boa parte do sucesso do ENFISA 2011 a ela, que movimentou ceus e terras para que tudo saísse perfeito. A gente sente a energia que vem dos participantes. A gente recebe feedback positivo dos realizadores e dos patrocinadores E, aí, me segura, porque a carga emocional é tão forte, mas tão forte que explode nos olhos.

Vera (IAGRO) e eu - abram as portas. Estamos prontas para começar!

Com Vera e Marcus. Marcus é da RITDA e foi a pessoa que bateu nas portas da UCDB. Sem ele, não sei o que teria sido do evento pois a UCDB nos deu tudo - infraestrutura, pessoal, equipamentos, cerimonial... e sempre com o atendimento super carinhoso da Laura, do Maicol, da Adriana e da Luciane. Parceria de verdade.

Jô... o reforço certo na hora certa! Nervos de aço e tudo sob controle na secretaria.

Com Francisco (ADAPI) - organizador do Regional Nordeste 2012 e Du Lino (ADEAL) - organizador do Regional Nordeste 2009. Companheiros há anos nesta caminhada.

Luís Carlos (SEDAP), organizador do Regional Nordeste 2011. Grande coração...

Cleber (Embrapa Gado de Corte), querido amigo do projeto InovaDefesa.

Homenagens na abertura solene. Depois das que estavam no protocolo, Luís Ribeiro (ANDEF) me surpreendeu com uma que não estava na lista. Até aqui, consegui segurar onda. Só não deu quando a Vera chamou à frente para me entregar um presente... da esquerda para a direita: Rangel (CGAA), Luiz Carlos (SEDAP), Luís Carlos (ANDEF), Rita (SEAPA), Vera (IAGRO) e eu.

Pedro Paulo (SFA-PA), da comissão do evento nacional 2008. Uma época muito triste na minha vida, mas durante a qual tive a felicidade de fazer amigos que trago comigo até hoje.

A integração de dois mundos - pessoal da RITDA no ENFISA: Jô, Natália, Andrea, Waquil e Marcos + Henrique e Vera.

Com Vera e os 'Minor Crops' - 12 estudantes escolhidos a dedo pela Rúbia para nos ajudarem na organização do evento. Tiro o chapeu para essa moçada, se pudesse, traria todos para trabalhar comigo.

Zambaldi (CREA-PR), Marcelo (SFA-PR), Chicão (SFA-SC), Breda (CIDASC), Aníbal (SFA-MG) e Matheus (Cidasc) - bom demais estar junto, uma vez por ano, que seja... hoje, se me proibissem de fazer os ENFISAs, minha vida se tornaria tão vazia...


Cláudia (Syngenta), Jussara (INEA, organizadora do Regional Centro Sul 2010), Tosato (Organizador do Nacional 2012), Arilza (INEA), Ester (SEAPA) e Fátima (SEAPA)

Final de evento - com os 'Minor Crops', grupo que trabalhou unido e sempre bem disposto para garantir que tudo acontecesse do jeito que tinha que acontecer durante o evento. Nota 10 prá eles.
Fim de evento... falta muito para Curitiba 2012?

Fim de evento... uma árvore plantada... simbolizando o compromisso de levar adiante os ENFISAs. Quem sabe voltaremos ao campus, para o 36º ENFISA e para ver este ipê florido...

Nenhum comentário: