domingo, 22 de maio de 2011

Nake'yeye' nóe

Não sei quem foi o gênio que cunhou a expressão "programa de índio" para referir-se a algo enfadonho ou fadado a dar errado. Mas... não que eu seja uma pessoa violenta... muito pelo contrário... mas seria capaz de encher uma pessoa dessa de bolacha... pelo preconceito que a expressão traz subentendido... ou melhor, superentendido... não que eu seja praticante de 'programas de índio', nem indianista, nada disso... só que qualquer manifestação de preconceito ou racismo me deixa braba prá valer.

Estou em Campo Grande e a cidade, em si, não tem muitos elementos de cultura indígena, pelo menos na parte que eu conheço. Mas tem um Museu do Índio e o Memorial de Cultura Indígena... e as índias perto do Mercado Municipal vendendo seus produtos. O Memorial já conhecia. Estive lá em 2007 com a Simone, quando viemos para o Regional de Campo Grande. Na ocasião, comprei um colar com um elemento de palha guarani que, me explicaram, é um símbolo de união de todos os povos indígenas. Lindo isso e tão marcante que até hoje tenho e uso o colar. E tinha dezenas ou centenas dele hoje expostos no Memorial.

A diretora do Memorial explicou hoje que eles vendem mercadorias produzidas por representantes das etnias Terena, Guarani e Kadiweu. Cada uma tem sua identidade e técnica... e como resultado, artesanatos totalmente diferentes uma da outra. Então, para não ser acusada de tratamento discriminatório, comprei um pouco de cada ;0)

Já ia esquecendo - aprendi duas coisinhas em Terena (que é a etnia da diretora do Memorial):

Nake'yeye' nóe - que quer dizer oi, como vai, tudo bem... uma saudação dirigida a um grupo

Ainapoyakoe Sime'evi - agradecemos sua visita


Arte Terena, me encantou esta cerâmica, muito fina.

Arte Guarani - esses 'canudos' de palha simbolizam a união e a harmonia entre todos os povos indígenas. Eles fazem também chaveiros. Tentei comprar 200 para presentear os participantes do ENFISA, mas não tinha...

Arte Kadiweu, índios cavaleiros e que lutaram na II Guerra Mundial.

Nenhum comentário: