domingo, 24 de abril de 2011

Minha vida é comer por este país.......... III

Nunca fiz dieta. Quando engordo, compro roupas maiores. Quando emagreço, mando apertar. Claro que tem coisas que evito por motivos de saúde. E outras - como refrigerante e frituras - que não me fazem falta nenhuma. E como não fazem bem para nada, não consumo. Mas aquelas dietas malucas de contar pontos, costurar a boca ou abrir mão do prazer da boa mesa... tô fora. Adoro comida... por isso o título recorrente deste post... desculpem a falta de criatividade...

Pitombas... desde que me contrataram para fazer a ARP para lichia e longan... estava querendo conhecer também a pitomba. É uma sapindácea nativa do Brasil e cada cacho é uma loteria - peguei frutas bem docinhas e outras azedas e com alto teor de tanino... lúdico, não? Tentar adivinhar o que te reserva a próxima pitomba...

O caranguejo... não dá para ver direito, mas ele é azul... não tem pelos e está adaptado a viver em ambientes mais secos. Este, em particular, já tinha perdido o último par de pernas. Disse o bugueiro que são caranguejos domesticados e que o pessoal da Praia do Gramane (uma área de preservação ambiental) cria eles à base de arroz, dendê e não sei que outros tipos de comida... e que o bicho engorda... engorda... e acaba morrendo de gordo... e aí vai prá panela... isso é o que chamo de boa morte... afinal, todo mundo vai ter que morrer um dia... então que seja de tanto comer, né?

Encontrei este poeminha na net:

Um caranguejo mansinho
No meu ombro colocaram
Ele ficou bem quietinho
E muitas fotos tiraram

Na foto ele aparece
Para ninguém duvidar
E o dono dele merece
Sempre com ele ficar



Eu amo crustáceos rsssssssssssss... nem sei por que fui ser entomologista ao invés de ser carcinologista... olha as coisas boas que vieram do mar diretamente para meu prato hoje... lagosta... a Carla, uma moça lá da praia de Coqueirinho traz pré-cozida e tempera na mesa... com bastante limão... de R$ 15,00 a R$ 20,00... dá prá acreditar? São pescadas na praia do Pitimbu, alguns quilômetros ao sul de Coqueirinho.


Caldo de camarão - cozido em leite de coco, com batata, coentro e outros temperos. Delícia!


É isso aí. Ainda bem que tenho dois cromossomos X por célula e, portanto, minha chance de desenvolver gota é bem pequena... e que não tenho alergia a camarão... porque vou passar esta semana mais ou menos que nem Lulu Santos 'vamos comer tudo o que há para comer, vamos nos permitir' rsssssssssss

Viva a boa mesa! Que pode estar num hotel de luxo ou numa barraquinha de pau a pique na beira do mangue. Viva a diversidade de sabores e temperos deste país. E viva tudo o que o mar traz de bom para nós! Acorda, Brasil, já não passou da hora de explorarmos um pouco melhor essa fazendona chamada Atlântico?

Nenhum comentário: