quinta-feira, 21 de abril de 2011

Você já se sentiu parte de um outgroup?

Outgroup = We tend to classify people who are not in our in-group as being similar to one another. ‘They’re all like that’ is a common reference term. In contrast, we see people in out in-group as being more individual. [ler mais]





Esta semana estive pela décima vez em Campo Grande. E quando eu digo 'décima', não é figura de linguagem, não. I really mean 10th. Com exceção de Brasília e São Paulo, tem poucas cidades que visitei tantas vezes. Acho que só Salvador e Belém. Eu gosto de lá. Marcus Vinícius e Vera são dois amigos muito queridos e anfitriões atenciosos. O pessoal é muito amável, o sobá é uma delícia e eu adoro o café da manhã do hotel Jandaia.

Estamos na reta final dos preparativos do Enfisa... e estávamos buscando opções para atividades sociais quando ficamos sabendo - Vera e eu - de um bar chamado Valley Pub que, nas terças-feiras, cobra R$ 5,00 de entrada e tudo o que vc pede das 19h30 às 21h30 vem em dobro. O lugar é super bacana, bem produzido. Prá ser sincera, um pouco produzido demais pro meu gosto. Gosto de ambientes desse tipo, mas esse me deixou a impressão de ser um falso rústico... um rústico planejado... tudo muito pretentiously nonsense. Um falso louco, digamos assim. Mas tá valendo. Acho que tudo o que é bem feito merece ser reconhecido.

Como fomos os primeiros a chegar - afinal, estávamos em uma expedição a trabalho - pegamos um sofá legal, com uma vista legal para a casa. Aí pelas tantas começou a chegar gente... e começou a ficar evidente que seria necessário somar a idade de 2 pessoas para totalizar a minha idade... o bar, fiquei sabendo depois, é um point 'sertanejo universitário'. Gente muito bonita, mas vamo combinar que é uma gente que não faz minha cabeça... a música... bom... neo-sertanejas e classical sertanejas revisitadas... o tempo todo... e alto demais... dificultava a conversa do outgroup de velhinhos que estava no sofá no canto do salão...

O mais engraçado - observado pela Vera - é que tinha gente que olhava prá nossa mesa com cara de que não estava entendendo o que a gente tava fazendo lá... minha suspeita... é que devem ter pensado que a gente tava lá para vigiar nossos filhos. Agora... falando sério... eu me senti mais outgroup nesse bar do que na feira de povos indígenas em El Salvador ou em Chichicastenango... me sentia a pessoa errada, com a roupa errada, no lugar errado... é, acho que a meia idade chegou mesmo hehehehehehehehehe

Mas tá valendo. Vivemos no Brasil e aqui a tolerância a outgroups é das mais altas do mundo. E é sempre bom conhecer a vida em outros lugares, ver como as pessoas se divertem. Mesmo sendo uma total outlier, foi legal pela comida, pela companhia e pelas risadas.

Nenhum comentário: