sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Pela segunda vez em Palmas

Dizem que a gente nunca vai duas vezes ao mesmo lugar. É verdade. A gente muda e o lugar muda. É a segunda vez que venho a Palmas, no Tocantins, e a minha sensação é de estar em um lugar totalmente diferente do que eu estive em setembro de 2007. A cidade é planejada pelo Oscar Niemeyer e, naturalmente, lembra Brasília. Acho que a principal diferença entre minha primeira e segunda passagem aqui é a temperatura. Está calor, mas nada que se compare aos 40-42 graus do ano passado. E, claro, eu mudei muito também no último ano.

Vim participar da reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária - FONESA, um grupo de trabalho sobre Defesa Agropecuária. Apresentei o projeto do CT-Agro para o pessoal dos Estados, foi muito gratificante, pois houve interesse de alguns estados em apresentarem propostas para mestrados profissionais e integrarem a equipe do projeto.







sábado, 25 de outubro de 2008

Mudança de rumo

Diz uma lei da física que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço. Esta é uma verdade... agora, uma outra verdade que ninguém me ensinou na escola... é que um corpo não pode ocupar dois espaços ao mesmo tempo. Digo isso porque recentemente a vida me cobrou uma decisão. Não foi fácil, mas minha decisão foi transferir a minha empresa (Agropec) de Vacaria (RS) para Belo Horizonte. Eu estava tentando dirigir a empresa em Vacaria morando em BH. Não funcionou. Mas o importante é manter os olhos no futuro, lembrando sempre com gratidão daqueles que colaboraram para meu crescimento pessoal e profissional.


Esta era a minha equipe em junho de 2008: Almir Pereto (consultor), Cleber Vargas de Lemos, Maria Gabriela Rodrigues, Denisson Chinelato, Camila Rech Boeira, Simone Lancini, Ademar Kurmann (consultor), Sílvia Lancini e Márcio Alves (consultor).

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Recursos para Projetos em Defesa Agropecuária

O CNPq publicou recentemente um edital com recursos do MAPA/ SDA para projetos na área de Defesa Agropecuária. Podem ser projetos de pesquisa científica ou tecnológica, bem como a proposição de cursos nas áreas de Defesa Animal ou Defesa Vegetal e a implantação de centros colaboradores do MAPA.

Clique aqui para ler edital

Amigos da ADAB

Meu primeiro contato com a ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) foi em setembro, por ocasião da disciplina de Análise de Risco de Pragas que ministrei para 40 fiscais da instituição em Juazeiro, BA. Ontem, conheci a sede da Agência, em Salvador, onde tivemos uma reunião muito produtiva com Cássio Peixoto e Jucimara Rodrigues dos Santos. São dois grandes entusiastas na área da Defesa, tem sido gratificante trabalhar com eles. A reunião foi sobre a proposta de implantação de Mestrados Profissionais em Defesa Agropecuária na Bahia.


Visita à BOM Brasil em Salvador

Um dos aspectos mais desafiadores de trabalhar com Análise de Risco de Pragas é o fato de, em geral, não conhecer os clientes pessoalmente. O contato inicial é feito por telefone e evolui através de e-mail e chat (skype, msn). E correio convencional. Só. Digo que é desafiador pois nestas condições é mais difícil que se estabeleça uma relação de confiança. Portanto, sempre que possível, procuro visitar pessoalmente os meus clientes ou potenciais clientes, ou seja, materializar-me e aproximar-me da empresa. Além do aspecto comercial, é uma oportunidade para aprendizado.

Hoje, visitei a BOM Brasil, uma empresa que produz óleo de mamona. Conheci o Adrian Hanzi (Diretor) e o Adrian Gouw (Gerente Comercial e Logístico). Adrian Hanzi é suíço e Adrian Gouw é inglês. Foi um projeto muito bom porque fluiu bem: a BOM Brasil sempre fez o que estava ao alcance dela para fornecer os dados necessários para a ARP e os recursos necessários para obter as informações que eu precisava.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Agropec: saindo de Vacaria para Belo Horizonte

Clique para ampliar:






Fruit Fly Proceedings - a reta final

Em setembro de 2006, aconteceu em Salvador o 7th International Symposium on Fruit Flies of Economic Importance e o 6th Meeting of the Working Group on Fruit Flies of the Western Hemisphere, sob coordenação do meu eterno orientador, Aldo Malavasi. Desde então, assumi o compromisso de editar os Proceedings do evento, juntaemente com Roberto Zucchi, Sérgio Ovruski e John Sivinski. O trabalho se alongou mais do que gostaria, por uma série de motivos mas, o que importa, é que agora estamos na reta final e na semana que vem ele estará impresso e pronto para distribuição durante o encontro que acontecerá em Mazatlán (México).

Foto oficial do evento (clique para ampliar):

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Blogo Ergo Sum

Esse era o nome do meu primeiro blog, que não deu em nada porque eu não sabia sobre o que iria escrever. Então, aos que me perguntam por que eu blogo, eu respondo apenas "blogo ergo sum", ou seja, "blogo, logo existo". Nos meus blogs*, eu registro as informações, pessoas e impressões que não preciso ter frescas o tempo todo na minha memória mas que, por capricho ou precaução, não gostaria de esquecer.

Então, blogo. Blogo porque sei que daqui a algum tempo eu vou querer lembrar o nome daquela pessoa que conheci não sei onde... e vai estar o registro...

sábado, 18 de outubro de 2008

Projeto "Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária" na Cultivar

Grande parte das viagens que tenho feito são a serviço do projeto coordenado pelo Prof. Evaldo Vilela. Tem sido muito desafiador e, portanto, estou adorando. Ontem, saiu na Cultivar uma nota que nós escrevemos sobre o projeto: http://www.grupocultivar.com.br/noticia.asp?id=26036

minha vida é andar por este país... III

Viver é reciclar-se continuamente, reinventar-se, atualizar-se... nada me preocupa mais do que tornar-me obsoleta... sim, porque velha eu sei que vou me tornar, é apenas questão de tempo... é inevitável... uma verdade inexorável... agora... tornar-se obsoleto é uma questão de opção...

Esta minha inquietude me move para estar sempre aprendendo novos recursos... hoje, por exemplo, aprendi a inserir músicas no blog e encontrei esta que tem sido a música tema da minha vida nos últimos meses... "minha vida é andar por este país (...) e a saudade no coração..."

Vida De Viajante - Lenine

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Amigos argentinos

Estas são as pessoas que colaboraram com o meu trabalho em Resistência e Corrientes, na Argentina: Santiago Barbona (Consultor da GAR), María Graciela Cabrera (UNNE), Daniel Frignani (Bio Trade) e Andres Ponce (GAR)

















quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Minha vida é andar por este país... parte II

De 6 a 15 de outubro... eu rodei... ou melhor, voei muito... de Belo Horizonte a Juiz de Fora a Rio de Janeiro a Porto Alegre a Lages a Vacaria a Porto Alegre a Buenos Aires a Resistencia a Buenos Aires e............ finalmente! a Belo Horizonte! A parte nacional, a servico do projeto de Inovacao Tecnológica para Defesa Agropecuária... e a argentina para levantar dados para uma ARP. Time to go home.


Fotos de Portoviejo, Equador

Recebi hoje estas (e outras fotos) do amigo Carlos Monar, da Agencia de Desarrollo Provincial de Manabí. Foram tomadas durante a minha visita ao Equador, em julho de 2008. Saudades... do calorzinho gostoso, do pessoal... y de los sabrosos inolvidables camarones!!
















Visita ao Chaco

O Chaco é uma província argentina, fica no norte do país. Além de soja, havia uma grande área plantada com algodao mas a atividade se tornou inviável depois da entrada do bicudo-do-algodoeiro no país. Assim, a cultura da mamona (= tartago aqui na Argentina, higuerilla no Equador) apresenta-se como nova alternativa principalmente para os pequenos produtores.

Encontrei esta apresentacao e achei muito interessante, com dados estatísticos de producao e comercializacao de biocombustíveis na Argentina, no Brasil e outros países da América do Sul: http://www.agrocadenas.gov.co/biocombustibles/documentos/Taller1/MatrizEnergetica_BRDES.ppt

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Minha vida é andar por esse país...

Vida de viajante (Luiz Gonzaga)

Minha vida é andar por esse país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei

Chuva e sol
Poeira e carvão
Longe de casa
Sigo o roteiro, mais uma estação
E alegria no coração

Minha vida é andar por esse país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei

Mar e terra, inverno e verão
Mostro o sorriso
Mostro alegria, mas eu mesmo não
E a saudade no coração

Minha vida é andar por esse país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei

Chuva e sol
Poeira e carvão
Longe de casa
Sigo o roteiro, mais uma estação
E alegria no coração

Minha vida é andar por esse país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei

Mar e terra, inverno e verão
Mostro o sorriso
Mostro alegria, mas eu mesmo não
E a saudade no coração

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

+ 1 frase de MSN

Veja também: http://reginasugayama.blogspot.com/p/colecao-de-frases-para-skype-e-msn.html

Esta eu copiei do blog de um aluno, Flávio:

"si tienes la buena fortuna de encontrar u n estilo de vida que te encante, busca el coraje para vivirlo"

Visitem: www.flalma.blogspot.com

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Pós-graduação em Defesa Sanitária Vegetal, ADAB

De 26 a 28 de setembro, tive a oportunidade de ministrar a disciplina de "Análise de Risco de Pragas" para o curso de Especialização em Defesa Sanitária Vegetal, em Juazeiro, BA. O curso é uma realização da ADAB e é destinado para fiscais interessados em se reciclarem no tema. Trabalhamos de uma forma bastante interativa, através do desenvolvimento de um site 2.0 onde foram disponibilizadas as aulas, exercícios e documentos/ links para realização de ARPs. O feedback recebido pelos alunos foi positivo e, agora, eles terão até o dia 28 de novembro para entregarem seus exercícios. Esses exercícios permitirão que eles vivenciem o processo de realização de uma análise de risco de pragas.