Essa é uma dança tipicamente maranhense, dançada em roda por mulheres de todas as idades. E quando eu digo todas, quero dizer dos 2 aos 80. A música é composta por pequenas estrofes que se repetem infinitamente como um mantra contagiante. São 3 tambores feitos de troncos de árvores, o maior, o médio e o menor. Eles dão o compasso, mas acho que quem realmente envolve é o cantador ou puxador... que é o cara que canta. A primeira apresentação que eu vi (Tambor-de-Crioula Nilza) tinha um cantor que transmitia tanta paixão pelo que estava fazendo que até emocionava.
Elas vão se revezando no centro da roda, giram de maneira alucinante e por vezes requebram de forma sensual. Terminam sempre com um cumprimento característico chamado 'punga', que é um bater de barrigas. Esse é o sinal para que outras dançarinas assumam o centro da roda.
A dança é um ritual de agradecimento a São Benedito, que é um santo negro e sempre mencionado nas letras das músicas. Aliás, na entrada das dançarinas, a líder do grupo traz a imagem de São Benedito, que passa pelas mãos de várias outras mulheres ao longo da apresentação.
Tudo é muito vibrante - as saias de chitão, o mantra hipnótico e a dança. Passei horas assistindo e aprendendo os passos mais simples. É paradoxal... em alguns momentos, eu me senti uma estrangeira em meu próprio país. Em outros, me sentia como se tudo aquilo fizesse parte do meu mundo.
Fotos:
1. O tambor maior, ele é tocado por dois músicos. A afinação do couro é feita a fogo, minutos antes da apresentação começar
2. Em louvor a São Benedito
3. Mulheres do Tambor-de-Crioula Fé em Deus esperando a hora de entrar no terreiro
4. Dona Nilza, fundadora do Tambor-de-Crioula da Nilza, com São Benedito
5. Dois músicos, com o suporte dos tambores médio e pequeno
6. A roda formada e muita animação
7. Dançarina do Tambor-de-Crioula da Nilza
8. O cantor do Tambor-de-Crioula da Nilza
9. A 'mais pequena' de todas, com apenas 2 aninhos
10. Com Alice, 12 anos, do Tambor-de-Crioula Fé em Deus - participa do grupo há 9 anos, uma fofa!
11. Os tambores médio e menor, músicos a postos para começar a apresentação
Vídeo - trechinho da apresentação do Tambor-de-Crioula da Nilza











Nenhum comentário:
Postar um comentário